quarta-feira, 12 de maio de 2010

O PRAZER DA ESPERA

Eu nunca fui muito de esperar... sou curiosa, ansiosa, típica sanguínea, que não pode ouvir que alguém tem um segredo e já quer saber o que é! Sempre coloquei a esperança na idade, que o amadurecimento ajudaria a melhorar isso, mas conforme o tempo foi passando, fui percebendo que a mudança nesse aspecto nunca esteve nem perto de acontecer.

Mas as situações mudam, a vida da gente muda... e recentemente aprendi a adquirir certo prazer na espera. No dia 16 de fevereiro descobri que estávamos esperando um bebê. A gravidez mais planejada do mundo, e Deus foi tão bom que fez exatamente como queríamos... nem um mês depois de começarmos já tivemos o resultado: estávamos grávidos!

MOMENTO 1

Chegamos de um retiro da igreja, passei na farmácia para comprar anti-alérgico e já despretensiosamente peguei um teste de gravidez "só pra ver". Claro, esperança eu até tinha, mas havíamos acabado de começar a tentar, então nem contei pro André pra não criar expectativas desnecessárias. Entrei em casa, louca de vontade de ir ao banheiro... fiz o teste. Li o resultado. Reli. Era verdade... positivo! Quando o André acabou de subir as malas eu o chamei. Primeira reação do marido: "tem uma barata no banheiro!" (pra quem me conhece, sabe que uma barata é motivo mais que suficiente pra eu gritar desesperadamente o nome do André!). Mas não, dessa vez não era uma barata... era algo um pouquinho melhor. Ele entra no banheiro, o teste sobre o resultado em cima da pia. Lê por alguns segundos... ansioso pelo resultado, pede confirmação... e foi aí que nasceu o nosso sonho!

MOMENTO 2

A partir daí a pessoa já tem noção do que está acontecendo, mas parece meio inacreditável. O exame de sangue no dia seguinte confirmou... mas eu não me sentia grávida. Sem enjôo, sem estresse (será?), sem grandes alterações de humor a gente acaba questionando... aí a espera pelo primeiro ultrassom, que tem que ser com 6 semanas pra conseguir ouvir o coração do bebê. A longa espera de 2 semanas (quase 100 dias) e ali estava ele, o bebê mais lindo do mundo, uma manchinha preta, com seus 4mm e o coração batendo bem forte.

MOMENTO 3

Com o meu super útero se expandindo, algumas pontadinhas de vez em quando, e o bebê mais amado do universo crescendo em graça e tamanho. A espera pelo ultrassom das 12 semanas (da transluscência nucal), que poderia dar uma idéia do sexo do bebê, foi outra espera de mais uns 4 meses! Nunca 6 semanas passaram tão devagar. E aí a gente fica com medo de escolher algum sexo, de ter a nossa preferência... é nessas horas que vc entende aquela frase ridícula: "se vier com saúde, o que vier eu estou feliz". Sim, a frase é ridícula, mas a mais pura expressão da verdade. Os meus pais tem 4 netos meninos, os pais do André tem 2 netas meninas... certamente seríamos a primeira experiência de uma das famílias. Enfim, chegou o dia! Em São Paulo com o médico das minhas irmãs fiz o exame... e como esse bebê se mexia! Pulava, brincava... eu nunca achei que meu útero fosse tão divertido! Estava agora com 5cm!! E aí o médico diz: "eu tenho um palpite!" e os segundos seguintes, que demoraram uns 20 minutos pra passar, foram daquela antecipação de quem está para receber um grande presente. Ele explicava sobre as probabilidades, 70 a 80% de chance, etc, mas quem liga pra probabilidade nessas horas? "Eu acho que é uma menina!"

Com a idéia na cabeça, voltamos para Porto Alegre, "eu acho que é uma menina" ecoando na minha mente. Já tínhamos os nomes: Benjamin ou Rebecca. Faltava a confirmação. Nessas horas todo mundo tem alguma opinião, é uma fase mega divertida (pra quem não tem que esperar). Outra coisa legal é enfrentar filas... vc quase sem barriga nenhuma já entra na fila de atendimento preferencial, esperando que alguém queira te barrar, só pra poder dizer: "Sim, eu estou grávida!!!". Aliás, parece que todas as conversas passam a ser sobre gravidez, e o tanto de gente que aparece grávida ao seu redor é ridículo! Mas, como não dá pra ser a única grávida do mundo, a gente aprende que dá pra compartilhar experiências, falar sobre as coisas bobas que vc já falou com o seu marido 30.000 vezes (e o santo ouve todas as vezes com um grande sorriso, como se fosse a primeira).

MOMENTO 4

E em idas ao mercado, tentando forçar uma barriga (que até então eu tentara esconder a todo custo), passaram-se as outras 4 semanas... agora com 16, hora de confirmar o sexo! Aí ia depender da boa vontade do bebê de colaborar. Os dias anteriores ao exame em contagem regressiva, conversando com o baby pra ele ser consciente e se mostrar pra mamãe e pro papai. O mico de ficar falando com uma barriga... e lá estava o bebê... se mexendo enlouquecidamente, como se a gente tivesse instalado um brinquedo novo no útero. Vimos a coluna, as costelas, os braços, as pernas... e lá estava! Quer dizer, não estava!! Não tinha mais dúvida: a Becky estava pulando no meu útero, como se soubesse que estávamos olhando pra ela!

MOMENTO 5

E assim chegamos no dia de hoje! 1 dia após o exame, 16 semanas e 4 dias de gestação. E é aí que vem o prazer da espera... eu já sei quem está dentro de mim... eu já sei que ela está bem. De repente a vontade de que tudo isso passe rapidamente foi embora! Claro, estou na antecipação da barriga (quando eu vou realmente parecer grávida?), mas o ponto é: EU QUERO ESPERAR! Finalmente estou reconhecendo todo o milagre do processo, ver nosso bebê passar de ser uma manchinha preta a uma pêra, num espaço de tempo que de repente parece tão curto! Finalmente, depois de 4 momentos de intensa espera e antecipação, quero aproveitar meu momento 5 (e o 6, e o 7, e o 8, e quantos outros tiver!), curtindo cada semaninha em que meu bebê cresce alguns centimetrozinhos, preparando-se para nos conhecer. Que privilégio é poder servir de encubadora para alguém! Que sensação maravilhosa saber que nosso bebê já está a caminho, e que ela está aqui dentro, pulando, dançando e se divertindo!

Eu quero ter tempo para processar tudo o que está acontecendo, tempo para me preparar para a vinda da Rebecca, tempo para pensar nas milhares de coisas que vamos fazer juntos... nossa família! Minha FAMÍLIA! Passo tempo com a mão na barriga, imaginando a "menininha do papai", ele brincando de ursinho com ela... a imaginação vai longe! E eu, que tanto já critiquei essas grávidas que passam o tempo todo com a mão na barriga, fico pensando que na verdade a gente só está tentando acreditar que tudo isso está realmente acontecendo.

Que coisa boa é esperar! Esperar o momento certo das coisas, o momento certo de Deus para as coisas! Porque agora eu sei que a nossa espera foi o que nos preparou para viver esses momentos tão intensamente. Quero muito conhecer a Becky, mas no tempo certo, quando ela estiver pronta para me ver... até lá, que ela fique aqui, pulando, dançando, se divertindo... e que esse momento seja tão especial para ela como está sendo para mim!

8 comentários:

  1. Becky! eu queria ser paciente q nem a tua mamãe, mas não consigo!! quero te ver logoooo!!! chega 10/10/10!!! a dinda te amaaaaa!! :)

    ResponderExcluir
  2. ELISA é assim mesmo... nós com uma vontade louca de conhecê-la ver a carinha do André e da Rosane na Rebecca elas duas, nem aí... só na brincadeira...
    Quando chegar a tua vez, por certo, saberás curtir também cada chutezinho... é lindo de viver...
    bjus (te gosto em função dos elogios que recebes em oculto, aqui!)

    ResponderExcluir
  3. Isso ai Rebecca, espera ai, com a mamãe, que quando vc chegar vai estar tudo certinho, todas as coisas em seu lugar, e vc Linda, com a familia inteira no hospital, fiasco mesmo!!!! eheheheh. Ro, ri muito nas partes daquelas coisas que a gente acha ridiculo mas depois que passa pela situação vê que é completamente possivel ficar boba!!! hahahaha
    Vou me divertir muito ainda ouvindo essas frases!
    bjuuuuu
    Lulu tbm manda beijos (nenê, mamãe???)

    ResponderExcluir
  4. A tia Si chorou Becky, como eu já te amo, você é um sinal profético em nosso ministério, um tempo novo para todos nós, te amo, Rô vc é demais...

    ResponderExcluir
  5. Rô e Becky! Estamos passando por tudo isso juntas, lembro do aniver do Rodrigo em Dezembro onde ainda tudo era só planos e conversávamos animadas com a possibilidade de estarmos grávidas na mesma época...agora estamos aqui realizando este sonho! Nossos bebezinhos são um presentão de Deus! e talvez ainda nos reserve mais uma surpresa a de dar a lúz no mesmo dia! Imagina só? ...que seja o que Deus quiser..o importante é que venham com muitaaaaaaaaa saúde!! beijos Fê e Nick

    ResponderExcluir

  6. Agora você está experimentando todas as coisas liiiindas que falávamos a respeito da maternidade...
    Eu, especialmente, estou revivendo meus dias de "esperando menininhas"
    Depois de 4 netinhos, já vou tirando da gaveta meus lacinhos e rendinhas que estavam cheios de teias de aranha (Rsrs) e vou ficar tentando imaginar os olhinhos, o cabelinho, a boquinha, tudo, tudo... Que momento lindo!!!!
    Como nosso Pai é tremendo! Que perfeito!

    André e Rosane,
    curtam esses dias porque são maravilhosos e passam muito rápido!
    Já, já ela vai estar andando pela casa, derrubando coisas, pondo as mãozinhas no teclado, o dedinho indicador nas cordas aquele violão caro, abrindo as gavetas proibidas para pegar "brinquedinhos"... Como vai ser lindo!
    Que o Senhor lhes dê sabedoria para para fazê-la crescer dócil, generosa e cheia do Espírito!
    Muitos beijos da mami e vovó

    ResponderExcluir
  7. Welcome BECKY!
    parabens André e Ro. Amamos vcs.
    shalom.

    ResponderExcluir
  8. Bom vovô e vovó só servem para estragar netos mesmo. Daí a gente entende porque mudar para Porto Alegre.

    ResponderExcluir