terça-feira, 1 de setembro de 2009

DELÍRIOS DE CONSUMO

O contexto:
Acordei ressaltada às 6h da manhã! Pleno final de agosto e aquele calor de ligar o ar-condicionado. A minha preguiça me mandava ficar na cama e esperar o sono voltar, mas a minha bexiga me mandou ir ao banheiro antes que ela explodisse.

Meio sem sono depois de uma noite mal dormida, fui andando em direção ao banheiro. Nessa hora, mil idéias passando pela minha cabeça... e a idéia do blog ali, no cantinho obscuro do cérebro. Pensei comigo mesma: é agora! Passei no escritório a caminho do banheiro, peguei um papel, uma caneta e a primeira coisa que vi para apoiar o papel - um mega dicionário vermelho - e continuei em meu caminho. Sentei no vaso, contemplativa. Branco!!! Que saco, isso deve ser algum tipo de sinal, né?! Decepcionada, coloquei o conjunto literário na pia, lavei a mão e saí do banheiro sem rumo. Já estava brava com a idéia de que o blog não ia sair quando sentei no sofá e liguei a TV, esperando o sono voltar.

Passando pelos canais, parei para assistir a uma propaganda da Polishop. Funciona assim: toda vez que passo por essas propagandas da Polishop tenho que assistir, mesmo que seja de um alisador de cabelo miraculoso que eu nunca vou usar na vida. E toda vez sinto-me impulsionada a entrar no site e ver o que mais eles têm de útil pra mim. O problema é que tudo me é útil - e isso não é brincadeira! Voltando à propaganda: assim... eu não tomo suco! Mas a idéia do maravilhoso Juicer Philips Walita com 1000W de potência me faz considerar a idéia de tomar suco... porque ele faz suco com a fruta inteira... e vem com um livro de receitas com mais de 200 combinações de suco pra vc... e vc ganha um conjunto de copos e um espremedor de frutas cítricas... e não é só isso! Se vc ligar agora, recebe inteiramente grátis um purificador de água para acoplar à torneira!! Tudo bem, o alisador de cabelos pode não ser lá essas coisas, mas o incrível Juicer Philips Walita com 1000W de potência é TUUUDO na vida! O cartão de crédito pulando dentro da bolsa!

Aí eu me lembro que não posso comprar nada agora, estamos em contenção total - embora comprar o Juicer seja muito bom neste momento, pq estou ficando mais em casa, cozinhando mais e, com o Juicer Walita, fazendo mais sucos. Eles parcelam em tantas vezes... e ele é bonito, grande, tem valor agregado! Nesta hora a voz do marido começa a gritar lá no fundo: "vc não precisa disso!" Claro, meu primeiro reflexo é discutir e argumentar sobre as 3000 mil utilidades que ele obviamente não está vendo que o Juicer teria na minha vida. E aí eu penso: "esse Juicer ficaria tão lindo na minha cozinha... mas onde? No balcão não dá, pq tem a máquina de café e o George Foreman - aliás, tivemos que tirar a torradeira e a máquina de fazer pão de lá. Pendurado, talvez? Nah, já tem o microondas e o forninho elétrico ocupando o espaço. Armários, nem pensar. Nem na prateleira de eletrodomésticos que já contém o seguinte: batedeira planetária, espremedor de frutas cítricas, liquidificador, processador, torradeira, máquina de tortinhas e mini-processador. Logo abaixo da prateleira, fora o microondas, tem o mixer, que engloba várias outras funções como batedor de claras e processador (note, o meu terceiro!).

Bom, esse é o meu dilema de todo dia com as propagandas da Polishop!! Já considerei a idéia de comprar, experimentar por 30 dias e, se não gostar, eles devolvem todo o meu dinheiro. Será que alguém devolve mesmo? Com todo o trabalho que dá?

E toda essa revolução interna que durou não mais que 5 minutos me fez pensar na sociedade consumista em que vivemos. Tudo é necessário, tudo é essencial - até o alisador de cabelos (para o meu cabelo cacheado). Todos os dias vemos mais produtos disponíveis, aparentemente que solucionarão um grande problema que nem sabíamos que tínhamos. E aí compramos muita coisa, fica tudo entulhado e, na hora de usar, a gente acaba optando por fazer outra coisa pq o aparelho está difícil demais de ser alcançado. Como a gente gasta dinheiro com coisa desnecessária!! Como EU gasto dinheiro com coisa desnecessária! E o pior, fico me convencendo que preciso daquilo só para ter a desculpa para comprar.

Precisamos abrir mão dessa mentalidade capitalista e gananciosa, de sempre querer mais! Não digo que não podemos comprar mais nada, mas temos que aprender a reavaliar nossas reais necessidades e - o mais importante - aprendermos a nos contentar com o que temos, que muitas vezes já é muito mais do que realmente precisamos. Eu tenho que aprender a tomar mais suco, comer mais frutas, viver uma vida mais saudável.

Então está decidido: o Juicer Philips Walita com 1000W de potência é realmente necessário para esta minha nova resolução... viu só? Que bom que pensei em tudo isso antes de comprar só pelo impulso! =)

10 comentários:

  1. FALA SÉRIO, ROSANE!!! TEM SUA CARA MESMO... INCLUSIVE A MINÚCIA NOS DETALHES...
    Ótimo texto!!

    ResponderExcluir
  2. Ela é uma figuraça!
    Verdade Eliane, é a cara da nossa menina, né?Como pode ter perdido o sono essas horas da madrugada??? não estou entendendo nada!
    Minucioso e bem escrito!
    Parabéns, Rosane!

    ResponderExcluir
  3. Santa bexiga, Batman!
    Graças a Deus pelo calor, Rô!
    Você é muito boa na arte de escrever.
    Bem-vinda ao mundo dos blogueiros.

    ResponderExcluir
  4. Nossa!!! Me sinto exatamente assim....., gostei muito pode postar mais.

    ResponderExcluir
  5. Me matando de rir... então não sou a única doida pela Polishop?! Por isso que não vou no Barra Shopping... Shoptime também... ai ai, não posso ver que está passando TV UD que minha mão coça com vontade de gastar.
    Meu sonho de consumo é aquela pipoqueira linda e maravilhosa que estoura todos os grãos uniformemente, sem queimados ou desperdício! Adoro!

    ResponderExcluir
  6. Ai, Rô...
    Não me deixe preocupada!
    Que tal acordar e ler uns capítulos da Bíblia ou um livro, preparar o café da manhã, lavar roupa, lavar as verduras e legumes para o seu almoço saudável, olhar da janela os carros passando na rua ou sei lá o quê?!
    Qualquer coisa, menos ligar a TV!!

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. I'm so proud of you!!!!!!!!!!!!!

    Eu confesso! O juicer me venceu :(
    Comprei o meu em uma super promocao aqui.
    Nao pude resistir e eu usei a mesma "linha de pensamento" em relacao a vida saudavel para convencer o meu marido. Hoje o meu Juicer e o melhor amigo da minha maquina de pao,que tem repousado bastante(nao confesso nem sob tortura que ela nao esta sendo usada com muita frequencia). Eles tambem tem um excelente relacionamento com a minha cafeteira para cafe expresso, que ama ser usada... somente quando temos visita.
    Devo admitir que o meu marido tinha razao... o meu Juicer se transformaria em outro "ladrao de espaco".Desde entao passei a ponderar mais antes de tomar a decisao de traze-los para casa.
    Hoje fico muito feliz e orgulhosa quando consigo sair das lojas de eletrodomestico de maos vazias! Parabens Ro.. vc venceu.

    Mas caso tenha uma recaida...fica aqui a receita


    Suco Detox

    2 cenouras medias
    3 macas verdes
    1 pedacinho de gengibre


    Passe tudo pelo Juicer e aproveite!

    bjus!!!!!!!

    ResponderExcluir
  9. gostei!!! estou ti seguindo......uauauauuaauauau

    ResponderExcluir
  10. Santa compulsão dos Cartões de crédito !!!

    Ouvi de uma senhora nos USA que está penhorada por no mínimo tres vidas para pagar seus cartões.

    Muitos tem 5 cartôes e todos estourados... Outros reservam um para emergência e estouram os outros com os exessos do consumismo induzido pela mídia eletrônica.

    Mas se vc tiver paciência, vou te contar uma História...

    Um Velho missionário foi chamado de volta para casa, depois de haver servido por quase 50 anos junto às minas de cobre na Bolívia.

    Sua Igreja de origem fez uma grande recepção e lhe presenteou com um apartamento mediano, porém de apenas um quarto, visto que ele jamais contraiu matrimônio, tendo entregado sua vida incondicionalmente a serviço do Grande Rei.

    No apartamento apenas um catre um fogão uma mesa e duas cadeiras como mobília.

    Levantaram uma boa oferta para equipar o apartamento de acordo com o gosto do velho combatente.

    Orgulhosos pelo confortante valor arrecadado, o levaram a um Mall para que ele mesmo escolhesse sua mobília.

    Depois de desfilar por mais de duas horas no tal Mall, sendo levado de loja em loja e não se decidindo por nenhuma compra comentou com os irmãos que o acompanhavam: Nunca ví tamanha coletânea de inutilidades e coisas desnecessária para nossa sobrevivência.

    Os irmãos então lhe perguntaram: e o que vamos fazer com a oferta que foi doada tão carinhosamente pelos irmãos?

    Vamos enviar ao meu substituto, para que ele possa concluir a obra que eu comecei, trazer água encanada das fontes das montanhas para a vila onde trabalhei toda a minha vida.

    Isto sim é um exelente investimento !!!

    ResponderExcluir