sábado, 12 de setembro de 2009

EXPECTATIVAS PRA QUÊ?

Tá, hoje começo meu post com certa frustração!!

Mas antes, como sempre, vou dar o contexto pra vcs entenderem o porquê. Há quase um mês comecei a ter um desejo louco de fazer torta holandesa. Eu fiz uma sobremesa com uma massa parecida e pensei: "eu e o André AMAMOS torta holandesa... mas é difícil achar uma bem feita, vou fazer uma (que, obviamente, seria a melhor que eu já comi)!!" Na mesma hora olhei nas minhas coisas e só faltava um ingrediente para a tal da torta: biscoito Calipso (aquele que vai na borda, coberto com chocolate). Na hora pedi pro André ir no mercadinho da frente buscar. Nada de Calipso. Ele foi no da outra esquina, que também não tinha. Bem disposto, perguntou se deveria ir a um mercado maior. Claro que minha obsessão não me levaria tão longe (ou levaria?), então abri mão de fazer a torta naquele dia.

Dois dias depois fui ao Bourbon Country fazer compras, e a tal da Calipso estava na minha lista. Mas estava em falta! Na volta pra casa passei no Nacional da Encol, que também não tinha minha bolacha. Uma semana depois fui ao BIG, e ainda nada, assim como no Bourbon Ipiranga. Pensei eu: o universo está conspirando contra minha torta holandesa... mas haverei de prevalecer! Fui novamente ao Nacional perto de casa, ainda nada. Toda vez que passava perto de um mercado tinha que entrar pra tentar encontrar a tal bolacha... até que quarta passada fui ao Praia de Belas, onde tem uma Americanas (que tinha que ter Calipso, lá tem tudo!) e adivinhe? Não, nada da bolacha!!! Mas na saída tem um Nacional - que o André se recusou a entrar, pq já estava cansando da minha incessante busca. Ao chegar no corredor de bolachas lá estavam, sob um foco direto de luz, uns 20 pacotes de Calipso! Peguei 3, paguei e fui embora.

Antes de chegar na torta em si, devo dizer que na massa da torta vai creme de leite fresco batido (o mesmo do chantilly). Claro, em PoA não tem creme de leite fresco, mas tem nata, que é a mesma coisa, só que mais consistente. Eu NUNCA errei o ponto do chantilly, e olha que faço isso bastante, então ia ser bem fácil.

Hoje acordei decidida, faria a torta!! Passei a tarde arrumando umas coisas na cozinha, para culminar na confecção da tão sonhada torta. Eu, que já estava com expectativas altíssimas, preparei a forma com as bolachas e coloquei a manteiga pra bater com o açúcar... em seguida o leite condensado... a nata e o leite... aí é só esperar chegar no ponto de chantilly. E o que aconteceu aqui??? Ela não chegou ao ponto nunca, pq eu coloquei leite demais!! O que fazer? Peguei uma gelatina sem sabor que tinha e coloquei um pouco, claro, tentando remediar... mas o problema é que a torta já não ficou como deveria - e nem vai ficar, pq eu criei expectativas irreais quanto à torta!

Bom, eu ainda não comi, ela está lá gelando, mas não interessa o que aconteça, ela não está como eu quero... e aí eu vim para o escritório, onde o Dé está trabalhando e fiquei pensando em como é frustrante vc pensar tanto em alguma coisa e, na hora "H" ela não sair como a gente queria. O problema é que, ao mesmo tempo em que temos que sonhar (mesmo que com uma torta holandesa), temos que manter nossas expectativas realistas para não termos essa frustração quando alcançamos algo que não é exatamente o desejado. Com certeza a torta não ficou ruim, e eu tenho um doce gostoso pra comer... mas, de alguma forma, isso não me é suficiente.

Falei pro André que ia postar sobre a minha torta frustrada, ele riu!! Disse que eu estou confundindo blog com twitter. Mas eu nunca conseguiria contar minha triste história em 140 caracteres (nem em 1.400!), então estou compartilhando com vcs por aqui.

Minha dica: trabalhe no seu quociente de adversidade. Não deixe que frustrações bobas te deixem triste ou sem vontade de fazer tortas de novo! Pra me curar, vou comprar coisa amanhã pra fazer outra torta que dê certo - nem que eu tenha que ir até o Praia de Belas buscar minha Calipso! :)

Mas também aprenda a saborear as coisas que aparentemente não deram tão certo só pq não eram o que vc tinha em mente, quando elas podem ser tão boas quanto, só diferentes!

Depois eu conto pra vcs se vale a pena...

3 comentários:

  1. Tá vendo o que a falta de açúcar no sangue faz na cabeça de uma pessoa??? hahahah
    Nan, nem se preocupe... os holandeses nem são tão bons assim... eles tem a red zone, descriminalizaram a prostituição e a maconha....
    Mas nós ficamos sem saber como ficou a torta... mocinha, você nos deve respostas!!

    ResponderExcluir
  2. É mesmo, Rô...
    Quero saber da torta... O que aconteceu depois?
    E... De outra vez, tente algo mais simples.
    Assim vc não se frustra
    Cozinheira principiante não deve ser extravagante para não acabar com os víveres do planeta. Tenta, erra, tenta, erra...
    Tô com saudade do Petit gateau!
    Te amo

    ResponderExcluir
  3. Se ficou ruim demais guarde um pedaço para mim. Eu não ligo de experimentar seus dissabores na cozinha. Às vezes saem melhores que as receitas originais.(Com certeza vai sobrar)

    ResponderExcluir