segunda-feira, 28 de setembro de 2009

O IMPORTANTE É ACREDITAR...

O propósito do meu blog é saber que tem gente aí fora que vai acompanhar meus pensamentos insanos e, ocasionalmente, até entendê-los. Por isso, hoje me inspirei a escrever sobre algo mais sério: acreditar.

Aparentemente Porto Alegre tem muito mais ateus que São Paulo, já que a cada semana eu encontro pelo menos uma pessoa que não acredita na existência de Deus. Há algum tempo isso tem me feito pensar, porque, embora eu tenha convicções muito fortes a respeito do assunto, minha tendência não é entrar no mérito da questão a não ser que eu tenha abertura para tal.

No entanto, eu sempre acreditei que é necessário ter muito mais fé para não acreditar em Deus do que para acreditar. Isso porque pra mim a idéia de um ser superior ter criado tudo é muito mais concebível do que a idéia de uma grande explosão que tenha formado tudo! Fora isso, a vida é muito mais difícil sem a esperança de ter alguém cuidando de nós o tempo todo, alguém que tem planos traçados para a nossa vida.

Pensando nisso, há algumas semanas estava na companhia de um dos meus amigos que é ateu, quando entramos na tal discussão. Na verdade, compartilhei com ele algo que não pensava há tempos, algo que meu pai sempre dizia quando estava argumentando sobre a existência de Deus. Aliás, parênteses aqui, o meu pai não aceita a existência de ateus no mundo. Ele acha que ateus não existem, o que existem são pessoas que nunca conversaram com ele!! :) Certamente, se alguém sequer pensa na não-existência de Deus perto do meu pai, lá está ele argumentando até que a pessoa se dê por vencida! Mas, voltando ao válido argumento dele:

Vamos supor que você (que não acredita em Deus) esteja certo, e eu passei a minha vida inteira orando por nada, trabalhando na igreja por nada, acreditando pateticamente na existência de um ser superior que nunca existiu. Certo dia eu morro. O que acontece comigo? Absolutamente nada! Porque não existe Deus, não existe céu, não existe inferno... tudo que existe é o nada, de onde talvez eu saia para a minha próxima vida. E com você, a mesma coisa.
Agora, vamos supor que eu esteja certo. Eu passei minha vida inteira vivendo para Deus, pregando Sua Palavra. Certo dia eu morro. O que acontece comigo? Eu tenho a Salvação, a certeza da minha vida eterna no céu, junto a Deus. e com você, o que vai acontecer?

Ainda dentro desse pensamento, sábado passado o nosso apóstolo Laerte compartilhou conosco o seu ponto de vista, no qual eu nunca tinha pensado. Uma das grandes questões da vida: se Deus existe, por que tanto mal acontece no mundo? A pessoa que faz essa pergunta está atrás de justiça, aquela que o próprio Deus tem preparada para o julgamento final. Justiça que destruirá o criador de todo o mal da Terra, e mandará os malfeitores para a maldição eterna. E por que essa tal justiça está demorando tanto? Por causa de nós! Por causa daqueles que não acreditam, para que possam vir a conhecer a Deus e aceitá-lo como seu Salvador, antes que seja tarde demais. Porque, se o mundo acabasse hoje, o que aconteceria com vc? Você está certo da sua Salvação? O seu destino seria estar ao lado do Pai?

Mas, de qualquer forma, eu acredito que o importante MESMO seja acreditar! Muitas pessoas não acreditam... a questão é: é possível negar algo cuja existência você desconhece? Como negar a Deus se você nunca O conheceu? E a própria Bíblia, reconhecidamente a Palavra de Deus, diz que "a fé vem pelo ouvir, o ouvir a Palavra de Deus". Como você vai acreditar se nunca ouviu?

E mesmo quem acredita, muitas vezes chega a questionar... a convicção é o que nos leva adiante, é o que nos faz acreditar que não estamos sozinhos! E se você perde a convicção, perde basicamente tudo o que te sustenta... e aí voltar a acreditar é muito mais difícil. Não deixe entrar dúvida em seu coração, porque uma vez que a dúvida está lá, é muito mais difícil livrar-se dela.

Eu tenho provas em minha vida de que Deus existe e que Ele tem muita misericórdia e amor por mim. Não tenho como negar Sua existência, nem duvidar de que minha vida está sob Seu absoluto controle. E, uma vez que você tem esse tipo de convicção, a dúvida não tem mais lugar, nem o pânico diante do desconhecido... o que eu sei é que, não importa o que aconteça, Deus está fazendo ou permitindo que aconteça. E isso é tudo o que eu preciso saber.

O importante é acreditar!!

5 comentários:

  1. Gostei muito. Acho que acreditar na exitência de Deus é uma questão de inteligência. Bjs

    ResponderExcluir
  2. Rô que texto maravilhoso, dá um livro...entra na onda. Acreditar na existência de Deus é saber viver o lado excelente desta vida. Tudo de bom.Bjs

    ResponderExcluir
  3. fantástico... muito legal vc "escrever algo mais sério". Eh a existencia de Deus, que nos faz existir de verdade. abs. shalom.

    ResponderExcluir
  4. Rô... Em tudo primas pela excelência, então, escrever não fogé à regra, né? E escrevendo assuntos sérios te excedes ainda mais! bjs.. Te amo!

    ResponderExcluir
  5. Na verdade vou contar algo para vocês: Para ser Ateu, é preciso ter muito mais fé do que para ser crédulo.

    Imagine a fé que você precisaria, para olhar as estrelas, os planetas e o equilíbio das órbitas celestes e crer que é tudo por acaso.

    Imagine a fé que você precisaria ter para ver as milhões de cores que existem na decoração do mundo e pensar que aconteceu por acaso.

    Imagine a imensa fé que você precisaria para ver a complexidade dos seres vivos e pensar que evoluiram do nada. etc etc etc...

    Na verdade, pensar que tudo veio do nada exige uma fé monstruosa... ou uma ignorância total das realidades cósmicas.

    Mas se você insiste ... Então pegue um pouquinho de nada e faça algo para mim. Não precisa ser complexo ...

    Acho muito mais confortável crer que existe alguém no comando. Tudo terá um fim legal. Basta cooperar com Êle.

    Tudo tem um propósito... Até você colocar este pensamento em evidência. Alguém vai ler e pensar... "Melhor não arriscar"

    ResponderExcluir